banner

Conteúdo Programático

Macroeconomia

1. Contabilidade Nacional, 2. Balanço de Pagamentos e Sistema Monetário, 3. Sistema Monetário, 4. Modelo Clássico, 5. Modelo Keynesiano de Determinação da Renda, 6. Mercado Monetário (LM) e Mercado de Bens (IS), 7. Mercado de Trabalho e a Curva de Oferta Agregada, 8. Oferta Agregada e Curva de Phillips, 9. Consumo e Investimento, 10. Expectativa e Política Econômica, 11. Economia Aberta – Determinação da Taxa de Câmbio, 12. Determinação do Produto em uma Economia Aberta- Modelo Mundell Fleming, 13. Crescimento Econômico – Modelo de Solow, 14. Crescimento Endógeno - Modelo de Romer e Modelo AK, 15. Ciclos Reais e Pensamento Macroeconômico.

Microeconomia

1. Preferências e utilidades, 2. Equilíbrio do Consumidor/Demanda, 3. Equação de Slutsky/Excedente do Consumidor, 4. Risco, 5. Produção, 6. Custos, 7. Equilíbrio, 8. Concorrência Perfeita, 9. Monopólio/Monopsônio, 10. Concorrência Monopolística/Precificação, 11. Oligopólio, 12. Jogos Estáticos, 13. Jogos Dinâmicos/Estratégias mistas, 14.Troca, 15.Produção, 16.Funções de Bem Estar Social/Teorema de Arrow, 17. Externalidades/Bens Públicos, 18. Informação Oculta/Ação Oculta.

Matemática

1. Relações e funções, 2. Limite e Continuidade/Derivadas de funções de uma variável, 3. Derivadas de funções de uma variável/Máximos e mínimos, 4. Revisão, 5. Integrais, 6.Noções de álgebra matricial/Derivada de funções de várias variáveis, 7.Derivada de funções de várias variáveis: máximos e mínimos, 8.Derivada de funções de várias variáveis: derivadas de funções definidas implicitamente e outras aplicações, 9.Matemática Financeira, 10. Máximos e mínimos condicionados, 11. Noções de Geometria Analítica/Álgebra vetorial 12. Álgebra vetorial, 13. Seqüências e séries, 14 Equações diferenciais/Equações a diferenças.

Estatística

1. Probabilidade, 2. Média, moda, mediana, desvio padrão e variância, 3. Esperança matemática; distribuição de probabilidade discreta, 4. Distribuição de probabilidade contínua, 5. Distribuição de probabilidade conjunta, 6. Teorema de Tchebichev, 7. Estimação; propriedades de estimadores, 8. Lei dos grandes números e Teorema do limite central, 9. Intervalo de confiança e testes de hipóteses, 10. Regressão linear, 11. Violação das hipóteses básicas, 12. Equações simultâneas, 13. Séries de tempo estacionárias, 14. Séries de tempo não estacionárias, 15. Números índice e índices de preços.

Economia Brasileira

1. Economia Agroexportadora, 2. Política Econômica na República Velha, 3. A Crise de 30 e a industrialização antes de 30, 4. Populismo, PSI e o I Governo Vargas, 5. Dutra e o II Gov. Vargas JK e o Plano de Metas, 6. Crise dos 60 e o PAEG, 7. Milagre, 8. II PND, 9. Crise da dívida, 10. Inflação e Planos de estabilização, 11. Real e FFHHCC, 12. Lula e revisão, 13. FHC 2 e Lula 1.

CURSO RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Curso Resolução de Exercícios da Anpec

A partir de 2021 o curso de exercícios passa a fazer parte do curso regular, com aulas aos sábados. Serão encontros não só de resolução de questões de exames anteriores, mas também na resolução de questões inéditas com perfil semelhante ao solicitado no exame da Anpec.

Orientação de estudo e indicação bibliográfica da equipe ProAnpec: